CANVAS: Liberte-se do fantasma do Plano de Negócios



Sem um plano de negócios, você não conseguirá fazer seu negócio prosperar!


Quem nunca ouviu ou pensou isso?

No meu caso, ouvi tanto que passei a acreditar, fiz plano de negócio na faculdade, fiz plano de negócio pro meu negócio e nos dois casos o destino foi um só: 


Gaveta fechada para sempre!
 Claro o PN é útil, principalmente para provar ou não a viabilidade do seu negócio, mas a maioria das vantagens pontuadas pelos experts, negociar com investidores e outros parceiros, guiar as extratégias de crescimento etc etc, não servem para quem está começando um pequeno negócio, porquê não é nada prático, bem complexo, exige estudo pesquisa e no fim das contas... vai pra gaveta ou para uma pasta qualquer no seu computador.
 Então qual é a solução? Canvas! 


O Business Model Canvas é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite deselvolver e esboçar modelos de negócios novos ou existentes.  Foi inicialmente proposto por Alexander Osterwalder baseado no seu trabalho anterior sobre Business Model Ontology.

Tradução
Um modelo de negócio de uma página, que você pode (e deve) manter sempre visível, na parede, na geladeira. Pois a idéia é ir alterando conforme seu negócio também muda.


Olha o bonitinho aí:



Como vocês podem ver, ele destaca os principais aspectos do negócio, quem são os clientes, qual é o seu produto ou serviço, de onde vem o dinheiro, investimentos, parceiros, forma de vendas, divulgação, tudo.


5 Vantagens de usar o Canvas

  Muito mais fácil e prático do que um plano de negócio

Te mostra uma “fotografia”, um mapa do caminho que você está (ou planeja) trilhar; 

Chama atenção para aspectos do negócio que você pode ter esquecido ou “deixou pra pensar depois”;

 Permite que, conforme seus planos mudem, você também altere as anotações e mantenha sempre atualizado.

Responde perguntas como: Mas o que você faz? E alguém lá vai pagar por isso? E quanto você gastou para começar seu negócio? Como você faz para divulgar? E por aí vai...

5 Desvantagens:

Não substitui um Plano de negócios se o seu objetivo na apresentação á acionistas, bancos etc (e cá pra nós, poucas são as pequenas empresas que utilizam para este fim);

   Exige sim algum estudo para quem não está familiarizado com os conceitos de administração. (resolvendo isso com uma série de posts com o passo a passo);

 Na primeira vez que for feito, exige um conhecimento mínimo de mercado e da sua clientela;

 A versão mais legal para download é a do SEBRAE, mas só tem no itunes. Aqui.

  Se não ficar visível ou for revisitado sempre, também perde seu propósito.


É isso minha gente!


Gostou? Achou útil? Tem alguma dúvida ou sugestão? Escreva nos comentários que respondo rapidinho.

O blogspot só me permite adicionar fotos ou texto por isso não coloquei aqui o canvas traduzido para download, por isso, quem quiser o seu, é só clicar aqui e se inscrever no site (na área superior, preta) ou mandar um e mail pedindo que envio.


Bora trabalhar?
Raquel.



Um comentário:

  1. O primeiro impacto é que realmente não imaginamos tantos detalhes importantes de nosso negócio, mas depois percebo que o canvas revela como é o empreendimento de maneira bem clara direta e realista.
    O canvas é um guia bem abrangente do negócio, mas me coloco entre as pessoas que possuem dificuldades nos termos específicos. Nada que seja tão importante a ponto de não segui-lo.

    ResponderExcluir

Obrigada por registrar sua opinião. Se quiser falar comigo fora daqui, me escreva em thebeautyinbizz@gmail.com.

Raquel Amorim